Como diz o primeiro verso do Daode Jing: Mistério dentro de mistério, a porta para as maravilhas.

A inesgotável capacidade de surpreender é um atributo do mistério, sem dúvida.

Após 20 anos de práticas de Yang Sheng (Nutrir a Vitalidade) e 16 anos de Neidan Gong (Alquimia Interna Taoísta), ainda não me cansei de ser surpreendido.

Seguir o caminho meditativo taoista é em si uma aventura, e um dos sinais que sempre observei para confirmar se estou num caminho que unifica coração e saber, é o mistério. Esta inesgotável capacidade de apresentar um passo a mais.

Capacidade notável na forma como os Taoístas integram diversidades e renovam criativamente as formas de perpetuar valores e conceitos da tradição dentro das sociedades contemporâneas.

Este ano os Taoístas se superaram. O Congresso Mundial a ser realizado no final de maio em Taiwan, organizado por notáveis taoistas de diversas nações e segmentos de praticantes, reserva temas inovadores e surpreendentes, afinados com dinâmicas mundiais.

No quesito diversidade, a existência do congresso já é uma celebração, pois une os acadêmicos do campo de Daoist Studies, com os monges ordenados em instituições religiosas, e ainda os Taoístas laicos, como nós.

Os acadêmicos, responsáveis pela interpretação dos textos clássicos e sua introdução nas sociedades ocidentais, bem como história, antropologia e sociologia do Taoísmo, inovam a cada ano nos temas apresentados.

Os monges a cada ano partilham mais de suas linhagens, e expõem parte de suas práticas, enquanto os praticantes não religiosos usualmente exercem grande influência no campo da terapêutica contemporânea, no que pode ser chamado de Medicina Taoísta.

Livia-Kohn-Professor-Dao2

Este ano, Livia Kohn, Professora do Centro Grande Tríade de Artes Taoístas, e referencia mundial em Daoist Studies, preside uma mesa sobre as relações entre Taoísmo e Ciência, e apresenta o resultado particular de uma pesquisa sobre os efeitos de práticas meditativas que utilizam visualização.

MW - Stonehenge photo

Michael Winn, nosso Professor Senior de Alquimia Interna, apresentará uma leitura cosmológica da principal forma de Qigong de nossa escola, o Wuji Gong.

 

Foto Eduardo

Por Fim, na qualidade de Fundador do Centro Grande Triade, apresentarei na mesa de Medicina Taoísta, o resultado de 8 anos de pesquisa sobre a reintegração das faces interna e externa da Alquimia (Waidan e Neidan) com uma apresentação teórica e outra experimental sobre o uso de Plantas Taoistas processadas com métodos de Alquimia Externa no suporte a práticas meditativas de Alquimia Interna.

Estar num congresso deste tipo é uma experiência extremamente nutritiva para corpo, mente e alma, além de nutrir também uma esperança no humano. Pois naquele local, seremos muitos, a cultivar o Zhen Ren, o ato de se tornar verdadeiramente humano.

Abaixo deixo alguns links para os temas, mesas e oficinas que serão apresentados no congresso.

Na esperança que no próximo seja possível reunir um grupo de praticantes Brasileiros para que possamos partilhar o saber e as festividades!

Página Oficial do Congresso: http://daoist.tienti.tw/

Programa: Program