O Taoísmo contemporâneo iniciou sua integração às sociedades ocidentais a partir do início da década de 1980. Seguindo ainda o movimento contracultural, o que antes era uma “filosofia asiática exótica” ou um “sistema de yoga chinês”, ou mesmo uma “religião organizada”, acha seus caminhos em espaço sociais, especialmente através da busca por novos saberes e práticas em saúde, auto-conhecimento, desenvolvimento da consciência e espiritualidade, característicos do movimento contracultural da década de 1970.

A Grande Tríade é uma escola Taoísta Brasileira, fundada em 2004 a partir da reunião de pessoas que viam no Taoísmo uma resposta prática e eficaz para modificar aspectos de suas vidas com os quais se sentiam insatisfeitos.

Nutridos pela experiência prévia Norte Americana e Europeia, unidos a movimentos Sul Americanos, a Escola se inicia como um grupo de estudo, pesquisa e prática em pequena escala, sendo gestada durante 8 anos.

Neste período, o grupo de praticantes, pessoas cansadas de repetir escolhas que conduzem a sociedade ao insustentável em economia, ecologia, tecido social, relacionamentos, educação e religião, percebe que o Tao apresentava soluções práticas e efetivas, com fundamentação teórica, para modificar sua saúde, relação com a natureza, sexualidade e relacionamentos. Ainda, em um nível mais profundo, através de uma relação especular, o Tao redefinia a busca religiosa, trazendo elementos da imanência e do feminino para o cenário do cultivo da consciência e da exploração do mistério da existência.

Anos se passam, e quando o grupo decide mostrar mais da síntese de saberes reunidas e elaboradas, notamos um problema: Só sabíamos falar chinês! Melhor dizendo a linguagem ainda era muito estranha para uma apresentação pública. Mais um tempo sob ação dos professores, terapeutas e artistas da escola, desenvolvemos uma nova linguagem que pudesse tornar os saberes e práticas mais acessíveis, e assim nasceu este sítio virtual!

 

Webmail