Michael Winn

 

 

 

Em 1980, Winn foi um dos primeiros estudantes ocidentais de Mantak Chia em Chinatown, Nova York. Ele desempenhou um papel fundamental na fundação do The Healing Tao em 1982 e diretamente escreveu ou editou intensamente muitos dos livros de Mantak Chia sobre o nei gong e o qigong como Editor Geral do Healing Tao Books. Seus títulos incluíram Awaken Healing Energy Through the Tao, o primeiro livro em inglês sobre a órbita microcósmica; Segredos Taoístas do Amor: Cultivando a Energia Sexual Masculina; Amor Curativo: Cultivando a Energia Sexual Feminina; Camisa de Ferro Chi Kung; Medula óssea Nei Kung; Fusão dos Cinco Elementos: Meditações para Transformar a Emoção Negativa; e Awaken Healing Light of the Tao., um estudo avançado da órbita microcósmica. Winn também editou uma newsletter para instrutores de Healing Tao intitulada From the Mouth of the Immortal Child.

O notável mestre de qigong T.K. Shih morou no apartamento de Winn em Nova York por dois anos no início dos anos 80: “Eu ensinei inglês para ele e T.K. me ensinou como se mexer como um gato ”, foi como Winn descreveu seu relacionamento. Winn estudou com muitos outros professores taoístas e editou B.K. Frantzis abrindo as portas de energia do corpo. Ele estudou qigong e ba gua com Frantzis, e o estilo wu do norte tai chi como ensinado por David Dolbear, um medalhista de ouro e portador de linhagem de estilo Wu. “Esperei dez anos antes de escolher uma forma longa. David conseguiu uma transmissão em Pequim que ensina o tai chi como uma forma de alquimia, enfatizando as mudanças entre jing, qi e shen. ”Ele foi estudar em Pequim com o professor de David, Mestre Liu Jiang Chang.

Winn vê sua vida “como uma jornada alquímica fluindo entre aventuras externas e aventuras internas, um processo de cultivar“ minha vida mundana ”e“ minha essência interna ”.

O pai de Winn foi um cirurgião cardíaco que ajudou a Dra. Debakey a ser pioneira em cirurgia de coração aberto. Michael foi o terceiro de sete filhos. Ele viajou para 30 países antes dos 17 anos e realizou 40 expedições de rafting como guia ao longo do Grand Canyon. No ensino médio, ele competiu contra 100.000 equipes e ganhou o campeonato do Debate do Estado da Califórnia. Ele se formou com honras no Dartmouth College como Senior Fellow com diploma em russo / literatura comparada. Depois de uma bem-sucedida e meteórica carreira de três anos na publicação de livros em Nova York, ele foi demitido por ser criativo demais.

Ele se tornou um correspondente de guerra free lance e fotógrafo de viagens de aventura que o levou em 30 viagens para outros 50 países na África, o Oriente Médio e Ásia. Seus escritos e fotos apareceram no New York Times, Time, Smithsonian, Outside, Village Voice, Harpers, Connoiseur, People, Adventure Travel, National Jewish Monthly e muitos outros. A National Geographic financiou sua expedição de rafting no Iêmen do Norte.

Incluído em seu período de desocupação estava uma viagem de quatro meses pela China seguindo os passos de Marco Polo. Winn, que não é judeu, dirigiu uma ferrovia subterrânea contrabandeando judeus americanos brancos para a Etiópia e judeus negros da Etiópia para Israel. No distrito de Soho de Nova York, Winn abriu o Abyssinia, o primeiro restaurante etíope na América, e operou com sucesso como um negócio paralelo por 20 anos.

Enquanto na África, Winn acidentalmente induziu seu primeiro despertar da kundalini, o que o levou a começar a estudar e ensinar yoga kundalini (hindu tântrica). Na Etiópia, uma visita em plena luz do dia por um imortal taoísta inspirou-o a buscar a alquimia taoísta. “Na faculdade, estudei literatura comparada”, diz Winn, “e na vida real me vi treinando e comparando os métodos alquímicos esotéricos de diferentes culturas”.

Ele estudou kriya yoga com Swami Hariharananda, sucessor na Índia para Paramhamsa Yogananda, e manteve uma amizade íntima com esse iogue renomado por dominar o estado ofegante de nirvikalpa samadhi. Ele morreu recentemente aos 97 anos. Winn editou seu The Bhagavad Gita na Luz da Kriya Yoga. Winn observa que o kriya yoga, a essência de todas as iogas, tem muitos paralelos com a alquimia taoísta, mas “é finalmente um caminho de fogo puro. A preferência taoísta é misturar o fogo e a água, o que é mais aceitável para o corpo ”.

Winn também estudou Dzogchen e ensinamentos budistas tântricos do Dalai Lama e outros rinpoches. “Tantra tibetano e hindu é filosoficamente muito semelhante à teoria yin-yang, mas na prática usa mais mantra, mudra e adoração divindade. Dzogchen é o irmão mais próximo do Tao, com sua ênfase em atravessar rapidamente a luz clara ou original. Mas eu gosto do processo de refinamento na alquimia taoísta, as muitas conexões práticas que eles desenvolveram com o Chi original (yuan qi). A alquimia taoísta é um atalho, concentra-se na relação direta com a força vital. Quando você combina a alquimia com qigong, o efeito é um Corpo de Energia super carregado. ”

Winn também estudou a abordagem celta da espiritualidade baseada na Terra com R.J. Stewart. “Todas as escolas de mistério são ótimas”, comentou Winn. “Os antigos celtas usavam uma abordagem espelhada da alquimia taoísta, eles primeiro se conectavam com os cinco elementos / direções exteriores e depois trabalhavam dentro do corpo. Este é o oposto do caminho oriental. Eu amo todos os sistemas de meditação antigos, mas finalmente você tem que focar sua prática em uma abordagem. Em última análise, acho que a alquimia taoísta é a mais simples, a mais prática (centrada no corpo) e a mais completa ”.

Ele chegou a essa conclusão após 25 anos estudando e testando muitos sistemas diferentes de qigong (chi kung), com dezenas de professores nos EUA e na China, famosos e desconhecidos. Ele usa as Fórmulas Tao para a Imortalidade oferecidas pelo Taoísta Hermit One Cloud (o professor de Mantak Chia) como a superestrutura para manter o imenso conhecimento e habilidade que ele adquiriu. (Mais informações).

Sua busca por um conhecimento mais profundo do Tao o levou a visitar as montanhas sagradas da China quinze vezes, onde cultivou muitas amizades com os adeptos taoístas. Ele foi o primeiro a oferecer viagens à China para os taoístas ocidentais que incluíam ficar em cavernas em Huashan (Montanha da Flor), usadas pelos adeptos do Tao por milênios. Sua China Dream Trips se tornou famosa e será tema de um próximo livro de dois estudiosos taoístas que estudaram suas tentativas de transpor antigas culturas taoístas ocidentais chinesas e modernas.

“Os chineses têm um gênio para reduzir tudo à sua essência”, observa Winn. “Eu fiz o mesmo com tudo o que aprendi com todos os meus professores – eu apenas continuo preparando, refinando a essência e clarificando sua aplicação prática. É apenas minha pequena parte no grande processo coletivo do Tao. Alguém tomará meus refinamentos e melhorará neles. Essa é a natureza experimental e evolutiva da ciência espiritual do Tao. De fato, espero que eles façam isso em breve – eu gostaria de aproveitar essas melhorias eu mesmo! ”

Winn, que mora em uma casa de madeira nas montanhas fora de Asheville, Carolina do Norte, mantém uma prática privada em terapia de qigong e sexologia taoísta. Winn está atualmente terminando um livro sobre a ciência da energia de como as pessoas podem moldar a força vital para manifestar o que realmente precisam. O livro é inspirado pelo contato com um ser espiritual que afirma ter ascendido com seu corpo – com a idade de 2300 anos – para a “Mente Estelar”, ou seja, um céu celestial imortal completo.

Ele também está trabalhando em um livro sobre a alquimia interna taoísta, mas afirma que ele “não tem pressa para terminá-lo. Eu não quero publicar livros baseados em insights incompletos para ganhar dinheiro rápido. Fico feliz em escrever apenas um livro completo e de alto nível. Um livro baseado em experiências genuínas e que pode realmente ser útil para os outros. Leva algumas décadas para realmente testar a alquimia interior e suas potenciais interações com o qigong. ”Seu próximo livro está agendado para publicação intitulado: Tai Chi – Um Caminho do Amor-Próprio: Movimento Sagrado como Alquimia Interna.

Em 2008, Joyce Gayheart, a esposa de Michael, passou para o Flower Heaven. Foi uma incrível experiência alquímica do processo taoísta de shijie, ou “libertação do cadáver”. Em vez de reencarnar, ela infundiu sua essência de essência de coração no coração de Michael, criando uma alma andrógina (equilibrada entre homem e mulher) e mudando totalmente o destino de Michael.

Todo verão, Winn organiza o que se tornou o maior programa de cura, qigong e neigong (meditação) de energia Tao na América, em Heavenly Mountain, nas Montanhas Blue Ridge, perto de Asheville, Carolina do Norte. Oferece cerca de 30 retiros de baixo custo, com duração de uma semana, sobre todos os aspectos da meditação taoísta, qigong, trabalho corporal oriental, prática dos sonhos taoístas, feng shui, sexologia, astrologia taoísta, cura qi, tai chi, tao yin zhang, perda de peso e qigong médico e muito mais. Ele leciona vários cursos no núcleo do currículo de alquimia interna e qigong.